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Beatriz Gomes
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PERSONAS & CENÁRIOS

Cenário Rosa

Numa tarde de sol, Rosa queria fazer novas atividades com os meninos da sala verde, sem ideias, fez os miúdos brincar ao macaquinho do chinês, mais uma vez. Quando chegou a casa, depois de realizar todas as suas tarefas, sentada ao sofá a ver televisão deparou-se com um anúncio de um novo jogo interativo. Neste jogo, as crianças tinham de trabalhar em equi- pa de modo a descobrir novas informações e conquistar níveis para terminarem uma espécie de caça ao tesouro. Rosa pensou logo em levar esta nova ideia para o ATL, ela tinha a certeza que todos iriam adorar, principalmente o Martim! No dia seguinte, toda sorridente Rosa propôs esta nova atividade às crianças, a ideia foi bem aceite e rapidamente se formaram as equipas para começar o jogo. Ao abrir a apli- cação e ler as regras ficou surpreendida por ser possível de jogar em casa com os pais ou na escola em grupos. Para a realização do mesmo, Rosa adicionou o seu nome como tutora e depois criou várias equipas, verde, amarela, vermelha e azul e depois deste passo, têm de ser distribuídos pins de localização GPS, estes marcam os pontos de interesse correspondentes a cada nível, tendo um desafio e de seguida uma recompensa. Para iniciar, o anfitrião deve escolher o tempo de duração do jogo com o máximo de 2 horas. Depois de oganizarem os grupos Rosa assegura que existe pelo menos um dispositivo móvel (telemóvel, tablet, etc) em cada equipa, para que conseguissem iniciar o jogo sem problemas. No decorrer da caça ao tesouro, como anfitriã/o, é possível ver a localização das equipas e a pontuação corre- spondente. Perto do limite de duração do jogo algumas equipas começam a chegar ao último ponto de encontro, os primeiros 3 grupos são recompensados com 100, 60 e 30 moedas que poderão ser utilizadas na loja da aplicação para comprar novos complementos. [...] Rosa, ficou tão fã do jogo que na semana seguinte reuniu os alunos todos para voltar a realizar uma caça, então, num dia nublado tentando divertir-se com os seus meninos teve de cancelar o jogo para que ninguém se constipasse à chuva.

Cenário Martim

Martim acordou cedinho com os seus pais a chamarem, levantou-se cheio de energia para um novo dia cheio de aventuras, ele sabia que o seu amigo João ia voltar para a escola. Depois de se despachar e comer os seus cereais foi deixado na escola com o seu irmão Guil- herme. Quando chegou ao ATL foi-lhe proposta uma nova atividade pela sua educadora Rosa, Martim ficou super entusiasmado e rapidamente fez a sua equipa. Antes de iniciar o jogo foi- lhes explicado as regras pelo anfitrião, e de seguida começaram a caça ao tesouro. Martim e a sua equipa chegam ao primeiro pin e com o dispositivo móvel do grupo conseguem visualizar o tesouro mas para o conquistar têm de realizar um desafio físico ou cultural à sua escolha. A equipa escolhe o desafio cultural mas infelizmente não conseguiu acertar, por isso tem que realizar o desafio físico que no fim concede uma carta com uma curiosidade, no entanto começam a ficar nervosos quando vêm os seus colegas a passarem a frente. Com todo o entusiasmo de querer chegar em primeiro lugar, acabam o desafio e tentam alcançar a outra equipa. No fim do último desafio, o grupo do Martim fica em segun- do lugar levando a recompensa de 60 moedas. Apesar de não alcançarem o primeiro lugar a equipa demonstra-se feliz na mesma, pois aprenderam coisas novas e divertiram-se com os seus amigos. O Martim e o Guilherme quando chegam a casa não param de falar sobre o jogo, o que desperta a curiosidade dos pais. Interessados com a carta de culinária que colecionaram du- rante o jogo, quiseram ajudar com o jantar e recriar a receita que tinham aprendido. Entusias- mados com a nova descoberta, organizaram uma caça em casa divertindo-se em família.

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