NutriKid

Julia Andrade
Rita Costa
Sofia Leal

O NutriKid é uma aplicação baseada em realidade aumentada, que traz conteúdo infantil sobre diversos alimentos, quando a camara de um tablet ou telemóvel é apontada para o mesmo. Animações digitais com personagens, interagem em realidade aumentada com os alimentos e ensinam informações nutricionais, músicas, conteúdo educativo socioambiental e também receitas, para que as crianças juntamente com seus pais possam aprender e preparar refeições mais saudáveis. O NutriKid, também possuí uma abordagem de jogo digital para capturar maior atenção das crianças. Quanto mais saudável for o alimento para qual o usuário aponte a camara do seu dipositivo, maior a sua pontuação. Então quanto mais alimentos saudáveis existirem em casa, mais pontos podem ser obtidos. A aplicação possui conteúdo infantil, mas também pode ser utilizada e apresentar resultados benéficos para os pais das crianças, que recebem mais conteúdo sobre alimentação saudável e também formas divertidas de transformar a alimentação de seus filhos para melhor, com receitas criadas para atrair mais atenção e desejo das crianças.

USER RESEARCH

Questionário (4 - 5 anos)

1. Qual o teu nome e a tua idade?
2. O que gostas de comer no café de manhã? Cereais ou torradas...
3. Gostas de comer cereais?
4. Já bebeste água?
5. O que trazes para comer ao lanche?
6. Gostas de futebol, gostas de saltar à corda ou alguma outra atividade? / 7. Comes frutas, legumes, peixe? (cartões)
8. Quantas refeições fazes ao dia?
9. Gostas de desenhos animados? Quais?
10. Gostas de assistir alguém?
11. Gostas de ajudar na cozinha?
12. Gostas da aula de educação física?
13. Fazes natação?
14. Os teus pais deixam-te comer doces, regularmente?

PERSONAS & CENÁRIOS

Persona Nutrikid

Cenário 1

Os pais de Mia, que possui 04 anos, leem cada vez mais artigos online sobre a importância de uma alimentação saudável para o desenvolvimento e a prevenção da obesidade infantil. Mia tem a permissão de seus pais para utilizar tablets e smartphones com acesso a internet de forma controlada. E se diverte assistindo conteúdos infantis que seus pais acreditam que podem ser instrutivos e são uma boa forma da criança aprender para além das salas de aula. Certo dia, os pais de Mia foram até a cozinha e pediram para que ela apontasse seu telemóvel para frutas e vegetais que ela encontrasse. Mia se divertiu imenso, ao ver seus personagens favoritos aparecerem no ecrã em forma de realidade aumentada, apresentando curiosidades e conteúdo infantil sobre os alimentos para os quais ela apontava seu telemóvel.
Os pais de Mia aproveitaram a oportunidade, para preparar alguns destes vegetais que a Mia não tinha tanto interesse e introduzi-los nas suas refeições, seguindo receitas saudáveis criadas para agradar as crianças disponibilizadas na aplicação. Mia recebe muito bem as novas receitas e os conteúdos criados para os seus alimentos.

Cenário 2

Laura, irmã mais velha de Mia, sabe que sua irmã mais nova, gosta de comer doces assim como ela gostava quando tinha sua idade. Por mais que seus pais sempre tentassem controlar de certa forma a quantidade de doces ingeridos por ela. Entretanto, Laura, que já é formada em nutrição e cuida da alimentação de muitas crianças todos os dias, sabe que muitas vezes, outras estratégias para além do simples “Não” dos pais, são muito bem-vindas na hora de educar as crianças. Laura, certo dia, foi visitar sua família e encontrou Mia comendo uma barra de chocolates em um momento de desatenção de seus pais. Neste momento, Laura ao invés de retirar o doce das mãos da Mia e reprimi-la, apontou a camara de seu telemóvel para a barra de chocolate que estava com a Mia, e mostrou a ela uma animação de um personagem em realidade aumentada apresentando informações de forma especifica para o publico infantil, sobre os riscos de se ingerir alimentos com muito açúcar. Por coincidência, Mia conhecia o personagem da animação e achou ainda mais divertido. Mia, ainda foi com a Laura para a cozinha, preparar uma refeição mais saudável que veio como recomendação do personagem na aplicação para substituir o chocolate. /p>

Cenário 3

Mia, de 04 anos, já frequenta a escola e nota que, por mais que seus pais não lhe deixem comer muitos doces, muitos colegas se alimentam com algumas frutas e vegetais que Mia ainda não tem muito conhecimento. Certo dia, depois de chegar da escola, Mia demonstra para seus pais, curiosidade sobre os alimentos que seus colegas levam para aula. Os pais de Mia, aproveitam a curiosidade de sua filha, e levam-na para a cozinha, para testar uma nova aplicação da qual fizeram download no tablet em que sua filha tem acesso. Para cada alimento que Mia apontava a camara de seu tablet, ela aprendia por meio de uma animação em realidade aumentada, informações sobre alimentos por meio de um personagem infantil. Mia ainda se divertia, pois quanto mais saudável o alimento para qual ela apontava a camara, mais pontos ela recebia. Os pais de Mia, deixaram-na se divertir e aprender na cozinha enquanto terminavam suas atividades e depois, preparam juntos uma refeição com o alimento que rendeu a maior pontuação para a Mia.

WIREFLOWS

Wireflow v1 NutriKid Wireflow v2 NutriKid