MY HEALTHY ADVENTURES

Alexandra Paulino
Beatriz Barbosa
Daniela Mendes

A aplicação tem como objetivo incentivar as crianças a descobrirem novos alimentos e a terem uma alimentação mais equilibrada.

Para isso, a aplicação conta com um scanner que reconhece os alimentos e dá informações sobre os mesmos, ao longo do tempo e das novas descobertas as crianças vão sendo recompensadas. Existe ainda uma área que contém várias receitas para incentivar as crianças a serem mais participativas na hora da confecção das refeições.

USER RESEARCH

Na user research decidimos abordar vários tipos de questões, com o objetivo de conhecer melhor o nosso público-alvo e as suas preferências.

Fizemos questões gerais, questões relativas à alimentação e questões mais direcionadas para a aplicação, de forma a conseguirmos recolher o máximo de informações para desenvolver uma aplicação que fosse interessante e útil.

Descrição da imagem
Fig.1 - PERGUNTAS GERAIS.
Descrição da imagem
Fig.2 - PERGUNTAS SOBRE A ALIMENTAÇÃO.
Descrição da imagem
Fig.3 - PERGUNTAS SOBRE A APLICAÇÃO.

PERSONAS & CENÁRIOS

PERSONA PERSONA TEXTO
Fig.4 - PERSONA.

Cenário 1

É Sexta-feira o Pedro chega da escola ao final do dia, pousa as coisas no seu quarto e vai ver um bocado dos seus desenhos animados preferidos. Quando acaba o episódio repara nas horas, são sete da noite e decide ir ver o que é que os pais estão a fazer, estão ambos na cozinha, a preparar o jantar. Pedro apressa-se a perguntar o que é o jantar. Os pais respondem dizendo “É a tua comida preferida, bacalhau à brás e sopa.” Pedro fica imediatamente entusiasmado e acompanha os pais na confecção do jantar. O pai está a tratar do bacalhau à brás e a mãe a cortar os legumes. O filho reconhece alguns dos ingredientes, no entanto visto que é um curioso questiona-se com sobre o legume de cor branca. Pergunta então à mãe se é um brocólo branco, esta responde-lhe dizendo que é uma couve-flor. Ele ficou interessado em conhecer o legume e o seu sabor. Após ele fazer a sopa e ver tantos legumes, ficou interessado e acabou por ir à aplicação ver mais sobre o legume que tanto o tinha intrigado. Pedro quando abre a aplicação decide reconhecer a couve-flor e essa conquista dá-lhe direito a uma medalha e a um mini jogo. A criança entusiasmada vai aproveitar o seu puzzle.

Cenário 2

O fim-de-semana chegou e os pais do Pedro decidem que querem passá-lo a cozinhar. Perguntam a Pedro se quer acompanhá-los na confecção da comida e ele concorda. Estão os três na cozinha com vários ingredientes diante deles a refletir que receitas haveriam de fazer. Muitos dos ingredientes intrigaram Pedro devido a não os conhecer, fazendo assim com que ele fosse à aplicação para saber mais sobre estes. Ao estar na aplicação ele relembra-se da área lá existente com receitas e, sugere aos pais fazerem algumas dessas receitas. Decidem fazer uma quiche de legumes para o almoço, um bolo de cenoura para sobremesa e um caldo verde para o jantar. Pedro sente-se feliz por ter sido prestável ao usar as receitas da sua aplicação para passar um bom momento na cozinha com os pais.

Cenário 3

Pedro recebe uma notificação da sua aplicação, apressa-se a entrar na mesma quando percebe que tem um novo desafio do dia. Hoje ele tem de encontrar 4 legumes começados com a letra C. A criança lembra-se de imediato da couve-flor que identificou no outro dia, mas com dificuldade em arranjar os restantes legumes vai para a cozinha em busca de ajuda. Ao chegar lá repara no saco de cenouras dentro do frigorífico e assim encontra outro legume. Ao remexer a dispensa encontra cebolas, faltando assim mais um, com dificuldade em arranjar o último decidiu ir pedir ajuda à sua mãe. A mãe tinha acabado de vir das compras e disse que o Pedro podia dar uma vista de olhos pelos sacos, talvez encontrasse algo. Com a ajuda da aplicação Pedro conseguiu identificar o último legume, um chuchu. A criança ficou bastante entusiasmada pela sua nova aventura com a aplicação.

WIREFLOWS

Wireflow manual
Fig.8 - WIREFLOW MANUAL.

MOCKUPS

Descrição da imagem
Fig.9 - PROTÓTIPO.
Descrição da imagem
Fig.10 - MOCKUP ENTRAR.
Descrição da imagem
Fig.11 - MOCKUP PERFIL PEDRO.
Descrição da imagem
Fig.12 - MOCKUP SCAN.