Sabio Mania

Miguel Lopes
Rafaela Neto

O nosso jogo pretende juntar ensino com diversão, deixando então ao dispor das nossas crianças 4 secções com jogos diferentes e dinâmicos.

USER RESEARCH

Visita à Escolinha Verde

Nas entrevistas, a crianças dos 8-11, elaboramos questões de forma a perceber o público alvo.
Tipo de alimentação em casa? Rotina de refeições?
Se comem c/ TV ou Ñ?
Refeição preferida?
O que mais gostam de comer?
Conhecem a roda dos alimentos?
Preferem estar fora ou dentro de casa?
Fazer exercicio/jogar ou televisão/videojogos?
Tipo de jogos? Puzzles, p colorir ou matemáticos?
Se tem amigos perto de casa, ou se só brincam “acompanhados” na escola Se fazem algum tipo de exercício? (Natação, ginástica, etc)
Amigos perto de casa com que se encontram? Atividades de fim de semana?

PERSONAS & CENÁRIOS

João, 8 anos

O João é uma criança muito ativa. A nível de exterior ele gosta de jogar futebol, ir brincar com os ami- gos no parque, passear, no geral ele gosta de momentos de exercício físico. Por outro lado quando chega a casa, também é uma criança que gosta de ter momentos mais calmos, como estar no sofá a assistir YouTube, em que vê vídeos dos seus jogos favoritos (como minecraft e fortnite), ou então também gosta de passar bons momentos a desenhar animais. O João chega da escola e depois de lanchar sabe que tem tempo para ir um pouco para o seu tele- móvel, e então decide jogar um jogo que ele tanto gosta, que os seus amigos na escola também têm. Então ele decide entrar na aplicação e começar a jogar, ele interessa-se por jogos em que seja de de- safios e que no final receba prémios para construir coisas. Quando ele entra no jogo, coloca o seu nome, aparece então uma roda que vai determinar o tipo de desafio, o primeiro que sai é a alimentação, neste desafio o João vai ter que preencher os espaços da roda dos alimentos corretamente, ele vai ter os alimentos todos disponíveis na parte de baixo do ecrã, sendo então só arrastar para o sítio que achar correto, quando achar que está a roda completa é só carregar no botão que diz finalizar, se tiver correto receberá um x de pontos seguindo depois para o menu principal, rodar a roda e continuar o jogo, se entretanto a roda tiver algumas coisas erradas, rece- berá a possibilidade de continuar para outro jogo, ou então repetir este.

Constança, 9 Anos

A Constança é uma criança super ativa, adora fazer exercício, passear, brincar com os amigos aos jogos de apanhada, escondidas, etc. Quando chega a casa, adora ir desenhar e pintar, e outra coisa que gosta muito também é de fazer puzzles. É uma criança que prefere estar na rua, mas também não deixa de parte um bom momento de sosse- go, a jogar no seu tablet ou então a ver bonecos e Netflix Durante o fim de semana a Constança está em casa, e como tem tempo livre, decide ir buscar o seu telemóvel, para jogar um jogo que gosta tanto. É uma rapariga que gosta de jogos com vários desafios e que no fim possa atingir prémios para construir coisas. Este jogo é o ideal porque quando ela abre a aplicação, escolhe um boneco, coloca o seu nome e começa então a jogar, nunca sabendo qual desafio lhe poderá calhar. Quando a Constança roda a primeira vez sai-lhe o desafio do conhecimento. Quando começa a jogar aparece lhe então uma pergunta em que ela tem 4 opções com resposta, se ela selecionar a opção correta, vai ganhar 10 pontos e passa para a próxima ronda, se, entretanto, ela falhar, aparece então no ecrã a opção de voltar a jogar.

Matilde, 9 anos

A Matilde tem 9 anos, é uma criança cheia de energia, sempre pronta a brincar. Nos seus tempos livres adora brincar com os amigos a jogos como apanhada e escondidas. Também tem atividades extracurriculares que ela adora, como o karaté ou ir aos treinos para ser uma bailarina. Quando chega a casa depois de um dia super cansativo, gosta de estar no seu espaço a jogar among us, fortnite ou então estar também a ver vídeos no YouTube. A Matilde quando sai da escola conta aos pais sobre um jogo muito divertido que a irmã Constança joga, como ambas têm o gosto pelo estudo do meio. Meio, a Matilde sabendo que um dos desafios da aplicação é sobre isso, decide então pedir aos pais para jogar. Depois de selecionado o boneco e colocado o nome, a Matilde gira a roda, e sai-lhe o desafio de estudo do meio, como ela tanto gosta. Neste desafio vai lhe aparecer uma sopa de letras e por baixo um x de palavras, então a Matilde tem que encontrar as palavras no jogo, assinalando as num x de tempo, se o tempo, entretanto acabar, aparecerá uma opção de voltar a jogar, se, entretanto, ela conseguir finalizar as palavras todas, ganhará 10 pontos. Como a Matilde gosta muito de saber quantos pontos já tem, ela seleciona a opção de ir para o menu, podendo então entrar no seu perfil e ver o que já conseguiu conquistar.

Miguel, 9 anos

O Miguel tem 9 anos, é uma criança com uma vida ativa, apesar de gostar de andar na rua a brincar às escondidas é um grande amante de sossego, ele gosta de estar no seu espaço a fazer jogos de estratégia. É uma criança com muita energia e procura sempre atividades e jogos novos para mostrar e jogar com os seus amigos. Após as aulas, quando chega a casa gosta de pegar no telémovel e jogar, acompanhado dos amigos sempre que possivel ou mesmo sozinho. O Miguel é um menino que gosta de jogos de estratégia, então como está com um tempo livre depois das aulas, decide procurar um jogar no seu Tablet. Dos muitos que encontra fica cativado por um que aperenta ter vários jogos dentro de um e decide explorar. O Miguel adora esta aplicação porque lhe proporciona 4 tipos de desafios diferentes. Quando ele entra, escolhe uma personagem e coloca o seu nome, seguindo então para a roda. Depois de girar, sai-lhe a opção do desporto, vai aparecer uma pergunta sobre desporto em que a resposta terá de ser completada com as letras que tem no ecrã, no lugar certo, para então conseguir acertar a resposta certa, isto tudo em 30 segundos de tempo. Enquanto pensa, o tempo acaba e aparece a opção de voltar a jogar, ou então voltar ao menu principal. O Miguel joga novamente e desta vez conseguiu acertar a palavra certa no tempo necessário. No ecrã aparece que ele ganhou 10 pontos. a opção de continuar para a próxima ronda.

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